STARTUPS CIMATEC

3 de fevereiro de 2023

Banca reforça importância da agenda ESG para cidade de Salvador

Em reunião hibrida, aconteceu no dia 30/01, no CIMATEC Startups a Banca Preliminar da Chamada Cidade Zero Carbono. O encontro reuniu representantes das startups, da prefeitura de Salvador, da Catapult e do SENAI CIMATEC. A Banca foi formada por Ivan Paiva, subsecretário da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência; Magda Andrade, coordenadora de fomento à Inovação, da Diretoria de Inovação do SEMIT; Flávio Marinho, Gerente Executivo do Senai CIMATEC Startups; Vilson Alves, Gerente de Negócios do Senai CIMATEC Startups; Erika Azevedo, da Catapult, e os representantes das corporações demandantes (BMD Têxteis, Grupo Civil, IFood, Neoenergia e Wilson Sons).

O objetivo desta banca é validar as hipóteses de negócios, realizar o acompanhamento dos resultados parciais dos testes que já foram executados e definir os próximos passos para dar prosseguimento aos projetos.

As Startups tiveram 10 minutos de apresentação e, após esse momento, 25 minutos foram direcionados aos integrantes da banca para tirar as dúvidas e fazer apontamentos sobre os resultados obtidos até o momento.

Na próxima banca preliminar, as Startups terão a oportunidade de demonstrar os resultados dos ensaios realizados com o objetivo de validar suas hipóteses de mercado. O processo de validação é fundamental para avaliar a viabilidade e efetividade das soluções. A banca avaliará os resultados apresentados e fornecerá feedback para as startups aprimorarem seus projetos para a banca final.

Foi um momento muito oportuno para reforçar a agenda ESG dentro das corporações demandantes, como comentou João Paulo – Gerente de Negócios da BMD Têxteis. “Estamos muito entusiasmados com o projeto. É o primeiro projeto específico que fazemos relacionado a sustentabilidade ligado ao carbono zero. A BMD como um todo vem mudando ao longo dos últimos dois anos, depois ter sido adquirida por um grupo de investimento americano, e a agenda ESG vem forte dentro do contexto da empresa. É um momento muito favorável para o desenvolvimento deste projeto, neste momento em que a BMD está com uma demanda muito forte para essa temática. Acredito que só vem a somar e reforçar esse conceito dentro da empresa”

A Chamada Cidade Zero Carbono, que surgiu de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio das Secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit),  juntamente com o SENAI CIMATEC e a Connected Places Catapult, encontra-se nas fases finais. Em fevereiro acontecerá a última banca preliminar onde será apresentado os resultados obtidos nesse espaço de tempo e em março a banca de encerramento do processo.

Com essas iniciativas a Prefeitura e o SENAI CIMATEC dão um grande passo para a meta de descarbonização da cidade Salvador até 2049.

Relacionados
  • Notícias

    O CIMATEC Startups conecta com a Oracle foi um sucesso
    Ler Mais
  • Notícias

    BTX 2023: veja como foi
    Ler Mais
  • Notícias

    A Importância da Gestão de consentimentos de Cookies
    Ler Mais

© 2022. Todos os direitos reservados - SENAI CIMATEC