STARTUPS CIMATEC

10 de março de 2023

“Um mundo sem pobreza” uma mensagem de esperança para um mundo melhor. SENAI CIMATEC recebe evento sobre Empreendedorismo Social.

Na última quarta-feira (08), o SENAI CIMATEC sediou um evento sobre Empreendedorismo Social, que reuniu alunos e participantes de nossa comunidade. O evento foi realizado com a participação de um dos integrantes da rede Gerando Falcões, ONG que promove o empreendedorismo em comunidades de baixa renda. O palestrante foi Eduardo Neto, fundador e CEO do Instituto Investidores da Esperança.

Durante a palestra, Eduardo apresentou os principais cases da ONG e discutiu a importância da tecnologia para alavancar a inclusão de moradores de comunidades na sociedade por meio do empreendedorismo.

O empreendedorismo social visa a criação de negócios que buscam a resolução de problemas sociais, tais como a pobreza, a exclusão social, a falta de acesso à educação, saúde, entre outros. Buscando criar uma mudança positiva na sociedade através da inovação e do uso criativo de recursos, muitas vezes aproveitando a tecnologia e a colaboração em rede. E os jovens são peças fundamentais nesse processo. Eles trazem energia, entusiasmo e uma mentalidade inovadora para o mundo dos negócios sociais, como citado por Eduardo:

“O engajamento da comunidade e dos jovens é de extrema importância nessa transformação, pois os jovens carregam a inovação consigo de forma natural. Assim, podemos mesclar essas duas autoridades de idade: os jovens, que são os atuais inovadores, com os mais velhos, que possuem sabedoria. Juntos, podemos construir um sonho de longo prazo.”

No final do evento, Eduardo compartilhou uma mensagem inspiradora aos participantes, que nos remete à obra “Um Mundo Sem Pobreza”, escrita pelo renomado autor Muhammad Yunus, que no livro argumenta que a criação de negócios sociais é uma maneira mais eficaz de combater a pobreza: “Eu trago uma mensagem de esperança de que é possível viver em um mundo sem pobreza. Embora pareça utópico, vários outros países de primeiro mundo conseguiram ressignificar as suas comunidades periféricas a partir de uma visão de longo prazo que envolve o primeiro, o segundo e o terceiro setor.”

Esse evento é apenas o início da nossa série chamada Agito Empreendedor, que trará diversas iniciativas para nossa comunidade e alunos. Estamos comprometidos em fomentar o empreendedorismo e a inovação em nossa região, e essa série será uma oportunidade para compartilhar conhecimento, estimular o networking e inspirar novos empreendedores.

Os eventos da série Agito Empreendedor serão direcionados exclusivamente para nossos alunos e para a nossa comunidade, por isso, se sua startup tiver interesse em participar dos próximos eventos, se conectando mais com a gerando falcões e outras iniciativas, cadastre sua solução no link a seguir e faça parte da nossa comunidade: http://www.cimatecstartups.com.br/comunidade

Dessa forma, você ficará por dentro de todas as novidades que iremos oferecer.

Relacionados
  • Notícias

    O CIMATEC Startups conecta com a Oracle foi um sucesso
    Ler Mais
  • Notícias

    BTX 2023: veja como foi
    Ler Mais
  • Notícias

    A Importância da Gestão de consentimentos de Cookies
    Ler Mais

© 2022. Todos os direitos reservados - SENAI CIMATEC